Total de visualizações de página

domingo, 2 de novembro de 2014

Biografia dos Pesquisadores da Mesa de Literatura Italiana

YURI BRUNELLO

Yuri Brunello é professor Adjunto-A, Nível I do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade federal do Ceara'. Graduado em Letras pela Università di Genova  e obteve seu título de Mestre em Cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), após defender dissertação sobre as relações intertextuais entre a produção de Nelson Rodrigues e a de Luigi Pirandello. Tem doutorado obtido na Università La Sapienza de Roma em 2012, com tese dedicada a analise da interdiscursividade entre o Romantismo europeu e o Romantismo das Americas. Exerceu a função de professor substituto de Língua Italiana em variadas universidades, tais como UFC e UFPR, sendo em 2012 professor visitante em uma universidade em Montreal Canada. Tem diversas publicações de artigos acadêmicos em revistas e periódicos nacionais e internacionais.

CARLOS ALBERTO DE SOUZA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1976) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013) .Professor adjunto de Italiano do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura comparada, lexicologia, lexicografia e linguagem regional.

RAFAEL FERREIRA DA SILVA

Graduado em Letras (Português - Literaturas e Português - Italiano) pela UFRJ (1998 e 1999 respectivamente). Mestre (2002) e Doutor (2008) em Letras Neolatinas pela UFRJ, na área de Estudos Linguísticos Italianos. Especialista Lato Sensu em Educação a Distância (2006). Professor do POET (Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução/UFC). Professor Adjunto III de Língua, Literatura e Cultura Italiana na Universidade Federal do Ceará e Tutor de Linguística e de Linguística Aplicada do Instituto UFC Virtual / UAB. Interesse por Glotodidática, EAD e Tradução.

MARINÊS LIMA CARDOSO

Possui Doutorado (2010) e Mestrado (2005) em Letras Neolatinas, opção Literatura Italiana, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharelado (2001) e Licenciatura em Português-Italiano também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto I de Língua, Literatura e Cultura Italiana junto ao Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará. Atua também na Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará.

TEREZINHA MARTA DE PAULA PERES


Graduada em Letras- Italiano pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UFC (2011). Atualmente cursa Doutorado em Estudos da linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza ocupando hoje a função de professora do Curso de Italiano do Centro de Línguas do IMPARH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário