Total de visualizações de página

domingo, 2 de novembro de 2014

Resumo das Palestras dos Pesquisadores de Literatura Italiana

PROF ª. DRª.  MARINÊS LIMA CARDOSO

Resumo: Alberto Moravia: a incomunicabilidade entre as personagens.
Alberto Moravia (1907-1990) foi um dos escritores que mais agiu no panorama cultural da Itália durante o século XX através das denúncias feitas nas suas obras.  O escritor romano apresentou temas decisivos propostos pela atualidade, como a incomunicabilidade e a indiferença que permeavam as relações entre as personagens nos romances Gli indifferenti (1929) e La noia (1960). Essas obras são pontuadas por uma incapacidade das personagens se explicarem, revelando a inutilidade da palavra. Desse modo, a personagem tenta romper com o quadro de solidão que se estabelece através do encontro com o outro, visto aqui como uma  liberação de todo convencionalismo e moralidade presentes em uma Itália canônica. Entretanto, esse encontro com o outro presente nas narrativas moravianas apresenta, em determinados momentos, características desvinculadas das relações amorosas convencionais, ou seja, fora do amor idealizado. Nesse estudo, serão utilizados os pressupostos teóricos de G. Genette (1976) e Z. Bauman (2004).
 Palavras-chave: Alberto Moravia, literatura italiana, incomunicabilidade

PROF. DR. CARLOS ALBERTO DE SOUZA

Resumo: Paisagens e Figuras Humanas em Elio Vittorini e João Cabral
Este trabalho visa tanto apresentar a Sicilia de Elio Vittorini, com base no seu romance Conversa na Sicília, cuja leitura possibilita não só uma visão panorâmica dessa região, mas também algumas das principais características socioculturais de sua população, quanto estabelecer uma comparação com o poema Auto de Natal pernambucano Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Desse cotejamento, percebe-se que ambas as obras tem algumas características coincidentes, especificamente no que concerne à caracterização dessas duas regiões. Quanto às narrativas dessas obras, é notória também uma comunhão temática e ideológica a qual permeia a estratificação social e cultural das regiões supracitadas. Para a realização deste estudo, estribou-se não só na concepção teórica de Dionys Durisin, que trata da relação entre o fenômeno literário e fenômeno histórico, mas também na concepção da literatura regionalista, de Ana Pizzarro.
Palavras-chave: comparação, regionalismo, ideologia, estratificação social

PROF. DR. RAFAEL FERREIRA DA SILVA (UFC)

Resumo: Traduzindo a Sicília de Camilleri
A Sicília sempre foi uma terra fértil para as artes, sobretudo a literatura. De fato, foi o berço da tradição literária em língua italiana na primeira metade do século XIII e foi também berço de grandes escritores modernos. Um siciliano que, há pouco mais de 20 anos, vem chamando a atenção da ilha, da Itália e do mundo é Andrea Camilleri (1925), que completará 90 anos em setembro de 2015 e cuja obra representa um fenômeno de âmbito internacional, pelo seu valor literário, pela referência constante à realidade histórica da Sicília e da Itália (mas também da Europa, da África, da Ásia e das Américas), pela sua composição linguística peculiar, pelo fascínio que exerce nos leitores – os quais podem lê-la tanto na língua original (15 milhões de cópias vendidas), quanto nas traduções feitas em mais de 30 idiomas. Uma das formas em que se expressa a questão identitária em sua obra é o uso de uma linguagem muito particular, que mistura a língua italiana e o dialeto siciliano, seja nos diálogos, seja na voz do narrador. Pretende-se neste trabalho analisar algumas estratégias de tradução de sua obra para o português, no que diz respeito a aspectos sociolinguísticos e culturais.
 Palavras-chave: Estudos da Tradução, Sociolinguística, Camilleri, Italiano, Dialeto siciliano.

PROF. DR. YURI BRUNELLO, UFC

Resumo: Eugenio Montale, poeta entre física e metafisica
A nossa apresentação pretende ser uma breve introdução a Ossi di seppia (Ossos de sépia, em português), o primeiro texto de poesias publicado, em 1925, por Eugenio Montale, que cinquenta anos depois irá receber o Prêmio “Nobel” de literatura pelo conjunto da sua obra literária. Nascido em Gênova em 1896, Montale com Ossi di seppia contribui para a consolidação – dentro da cultura italiana da primeira metade do século XX – do discurso modernista europeu, em alternativa tanto ao “classicismo” hermético quanto ao vanguardismo futurista. Ossi di seppia, um pequeno livro articulado em cerca de cinquenta líricas, representa uma releitura da tradição literária italiana através de uma perspectiva radicalmente inovadora: metafisica, mas ao mesmo tempo ligada aos detalhes aparentemente sem sentido do dia a dia. Foi graças a tal obra que Montale tornou-se uma referência para a construção de uma visão de mundo diferente daquela difundida pela cultura dominante: visão de mundo antirretórica e crítica até das ilusões do próprio fazer poético.
 Palavras-chave: Modernismo, Vanguarda, Hermetismo



PROFª. ME. TEREZINHA MARTA PERES
Resumo: O humorismo de Pirandello em Não é uma coisa séria
O presente estudo tem por objetivo abordar o humor como “sentimento do contrário” na novela Não é uma coisa séria, do escritor italiano Luigi Pirandello. O comportamento de Perazzetti, o protagonista, que, ora se mostra sério e compenetrado, ora explode em risadas que parecem o “grasnar de um pato”, suscita no leitor a dúvida sobre a presença de loucura ou do humorismo, duas temáticas que marcam, de forma acentuada, as personagens pirandellianas. Partindo do principio de que o riso é uma manifestação de sentimento, pergunta-se: Perazzetti é um homem louco ou engraçado? Para responder a esta e a outras interrogações este estudo se cercará do embasamento teórico de Luigi Pirandello no ensaio O humorismo (1908), o qual nos ajudará na compreensão da diferença entre a gargalhada cômica e o riso amargo geradores da tensão entre o que o homem é, por dentro, e como as pessoas o veem por fora.
 Palavras-chave: Luigi Pirandello, humorismo, “sentimento do contrário”

Nenhum comentário:

Postar um comentário